segunda-feira, 12 de maio de 2008

Knowledge Management (Gestão do Conhecimento)

Podemos dizer que Knowledge Management (KM) compreende um conjunto de práticas utilizadas pelas corporações para identificar, criar, representar e distribuir conhecimento para reutilização e aprendizagem.
Desde 1995 cursos sobre KM são ministrados nas universidades do país. A maioria das grandes corporações possui profissionais responsáveis dedicados a Knowledge Management, muitas vezes também, eles estão dentro da área de TI ou RH das empresas.

Como gerir informação eficaz é obrigatório em qualquer negócio, Gestão do Conhecimento é um mercado que vêm crescendo diariamente.

Os sistemas de Gestão do Conhecimento são normalmente vinculados a objetivos organizacionais e destinam-se a alcançar resultados específicos, tais como compartilhar informações, melhoria do desempenho da empresa, vantagem competitiva e níveis mais elevados de inovação.

Alguns benefícios obtidos/esperados com a adoção do KM:
- Melhor aproveitamento do conhecimento já existente;
- Diferenciação em relação as demais empresas;
- Melhor time-to-market (agilidade na tomada de decisão);
- Otimização de processos;
- Redução de custos;
- Aumento de receita.

Ferramentas mais utilizadas na área:
- E-mail;
- Internet;
- Fóruns;
- Listas de Discussão;
- Bate-papo (Chat);
- Mensagens Instantâneas;
- Multiplicadores de conhecimento.

Em vez de o conhecimento estar na "cabeça" das pessoas, o ideal para o crescimento de toda corporação é que o conhecimento esteja documentado e centrado em alguma ferramenta. Para que a área de KM torne-se cada vez mais presente nas empresas, a alta gestão deve patrocinar e ter conscientização do que realmente KM significa.

Com certeza Knowledge Management deve ser entendido como prática necessária para a diferenciação em relação à concorrência e para a sobrevivência sustentável, e não apenas como recurso de modelagem de processos, como conjunto de políticas e cultura organizacional ou como tecnologia.